Search
Portuguese   English

Second Semester of 2018

News

 

VISITA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS À ÁFRICA DO SUL

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM DESTAQUE

  • 11 April 2018
  • Author: Administrator
  • Number of views: 255
  • 0 Comments
 Sexta-feira, 6 de abril, no segundo dia da sua visita à África do Sul, o Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, reuniu com os professores da Coordenação de Ensino do Português (CEPE) na África do Sul.  
 

 

Nesta reunião, onde estiveram também o Embaixador de Portugal na África do Sul, Manuel Carvalho, o Secretário Regional da Madeira com a tutela das Comunidades, Jorge Carvalho, o Cônsul Geral de Portugal em Joanesburgo, Francisco Meireles, e o coordenador CEPE África do Sul, Botsuana, Namíbia, Suazilândia e Zimbabué, Carlos Gomes da Silva, foram discutidas questões relevantes da prática do EPE nas escolas e universidades da África do Sul. O Coordenador e os docentes, a pedido do SECP, tiveram a oportunidade de pô-lo ao corrente das suas experiências e desafios.

Destacou-se o forte aumento na procura pelo ensino do português na África do Sul em 2018, tendo-se registado um aumento de 39 por cento das inscrições face ao ano anterior, com a abertura de cursos de PLE/H em 8 novas escolas, na área de Joanesburgo (em Bryanston, Benoni e Alberton...) e 2 em Durban (zona norte, em Bellito), de forte implantação de luso-descendentes e de interesse de sul-africanos de todas as origens.

Na receção oferecida pelo Embaixador de Portugal, o SECP ofereceu à Protea Glen Secondary School do Soweto, camisolas de equipas portuguesas de futebol (da seleção nacional, do Benfica, do Porto e do Sporting, assinadas pelos jogadores). Seguir-se-ão equipamentos para 2 equipas de alunos e de mais material para aquela escola.

Na receção estiveram presentes representantes da GGDA (http://www.ggda.co.za/) , com quem o Camões, I.P. tem um memorando de entendimento assinado para a formação em língua portuguesa, oferecendo atualmente um curso de PLE frequentado por cerca de 20 funcionários desta instituição e do Department of Home Affairs (Ministério do Interior da RAS).

No sábado, na visita às Comunidades de Vanderbijlpark (onde temos uma docente da rede EPE), de Welkom e Bloemfontein, foi verificado o grande interesse destas comunidades em beneficiarem do ensino de Português providenciado pelo Camões, I. P., com particular destaque em Bloemfontein, onde o SECP teve a oportunidade de se encontrar com o Ministro da Educação da Província Free State. Esta província tem atualmente em universidades de Portugal continental e da RAM, mais de 200 estudantes frequentando cursos de graduação nas áreas do turismo e hotelaria, IT, engenharia... O Governo da RAM tem atualmente 4 professores de matemática dando formação e lecionando em escolas do Free State. Foi discutida a possibilidade de abrir cursos de português na Universidade do Free State, curriculares e extra-curriculares, abertos aos funcionários do governo provincial, empresários e adultos. Está igualmente sob ponderação a reabertura de um horário em Bloemfontein devido ao grande interesse e número de alunos do pré-escolar ao 12º ano interessados na aprendizagem da língua portuguesa.

 
 
Print
Categories: Notícias
Tags: